“Para todos os garotos que já amei” – Resenha

Para todos os garotos que já amei” é um romance de Jenny Han, autora bestseller do NYTimes, e no Brasil foi publicado pelo editora Intrínseca.

Avaliei com 4/5 estrelas no Skoob.


IMG_1287

Lara Jean é uma adolescente romântica. Amou cinco garotos, platonicamente, durante sua vida. Quando sente que não está mais apaixonada, Lara Jean escreve uma carta de despedida e guarda em uma caixa azul-petróleo em seu guarda-roupa. Ela vive com seu pai e suas duas irmãs, Margot e Kitty. E há Josh, namorado de Margot que é muito próximo de todos eles.

Acontece que a família se vê incompleta quando Margot termina com Josh assim que se muda para a Escócia em busca de finalmente viver sua vida dos sonhos na faculdade.

Quando Margot viaja, Lara Jean sente a irmã se distanciar muito além da física das relações, e logo o peso e a responsabilidade de ser a nova irmã mais velha e mãe de seu lar cai sobre ela. Seu pai também está sofrendo os efeitos do “ninho vazio”, e adota a ideia de jogar coisas antigas e desnecessárias fora.

Lara Jean tem o intuito de continuar com sua rotina habitual, a fim de esquecer a falta de Margot, quando continua se encontrando com Josh. É então que ela percebe que velhos sentimentos podem estar germinando em seu coração.

Como se estar apaixonada pelo ex-namorado da sua irmã não fosse suficiente, um dia, Lara Jean acorda e descobre que em meio as tantas coisas que seu pai andou se desfazendo estava sua caixa azul-petróleo, e que suas cartas de amor foram devidamente enviadas a seus respectivos remetentes. E isso inclui Josh, Peter Kavinsky – o garoto mais bonito e popular do colégio -, e mais outros três rapazes que ela nem ao menos tem contato.

A protagonista quer se provar independente, afinal ela tem toda a pressão de suas novas responsabilidades, e então decide resolver essa confusão por conta própria. Quando Josh resolve questioná-la sobre a carta, Lara Jean tem o intuito de contornar a situação, no entanto, acaba criando um novo embaraço para sua vida.

IMG_1215

O livro tem alguns clichês como a garota rica, linda e malvada do colégio, com nome de vilã – Genevieve – que vai aprontar bastante com Lara Jean, mas, apesar disso, Jenny Han sabe como escrever um bom young adult com personagens reais cujos conflitos e pensamentos correspondem a sua faixa etária. Pude me identificar com alguns traços da personalidade da protagonista, o que me permitiu uma leitura fluida e muito agradável. Além disso, suas muitas gafes me renderam boas gargalhadas.

O livro possui uma sequência já publicada nos EUA, “P.s: Ainda amo você”, e será lançado no Brasil no primeiro semestre de 2016, pela editora Intrínseca. Para os ansiosos de plantão, você pode encomendar o segundo livro “P.S: I Still Love You” em inglês, pelo site britânico BookDepository – o frete é grátis por esse link. 🙂

Leitura mais do que recomendada para os amante de YA que estão à procura de uma narrativa adorável tanto quanto cômica. Lara Jean e os personagens secundários que compõem a sua história prometem momentos encantadores de leitura.


O livro está disponível nas grandes livrarias do país e você também pode comprar online e aproveitar que Amazon está no BOOKfriday!

Já leu ou tem vontade de conhecer as obras da Jenny Han? Conta para mim nos comentários. 😉 ❤

Anúncios

6 comentários sobre ““Para todos os garotos que já amei” – Resenha

  1. Isabella Alvarez disse:

    Já tem um tempinho que queria ler esse livro só pelo título. Tenho essa mania de me interessar por títulos e capas marcantes sem nem mesmo saber mais da história. Agora, contudo, que li a sua resenha me deu mais vontade ainda. E, bom, a Bienal está aí para isso, né? 😉 Adorei o blog! Parabéns! Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Bia disse:

    Mile eu simplesmente AMEI esse livro. Também concordo que a autora constrói personagens super coerentes com a sua faixa etária, e não importa se você é adolescente ou se já passou dessa fase, em algum momento você vai se identificar. Terminei recentemente a sequência P.S. I Still Love You e acho que foi uma continuação bastante satisfatória. A autora soube trabalhar o amadurecimento da Lara Jean e questões de relacionamentos muito bem. Uma coisa ou outra me incomodaram, mas ainda assim acho a duologia incrível e recomendo pra todo mundo. Sua resenha ficou ótima ❤

    Beijos,
    Bia.

    http://www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    Curtir

    • Mile Antunes disse:

      Obrigada, Bia!! Estou simplesmente louca pra ler essa continuação! Não sei se espero o lançamento ou se encomendo logo uma cópia americana. Acho que está mais pra segunda opção porque é sofrimento demais esperar pra saber o desfecho dessa história. Bom saber que você gostou! Estou ainda mais curiosa 😅😅 beijos! ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s